segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Blogagem coletiva - Ética na blogosfera - O que é?


Boa tarde, gente.
Como vão?
Realmente espero que bem. Bom, hoje participo pela primeira vez de uma blogagem coletiva.
Não que outras não tenham me atraído, mas por uma série de razões acabei não participando. Desta, fiz questão.
Como já mencionado no post anterior, fiquei indignada ao ver barbaridades ditas por uma pessoa em anonimato num dos blogs que sigo, pelos quais (e por cujas donas) tenho um grande carinho.
Essa atitude infantil levou nós, blogueiras do bem, a nos posicionarmos claramente a favor da ética. Não só na blogosfera, mas na vida.
Por que estamos falando desse nicho dos blogs? Porque aqui é mais fácil. Muita gente faz aqui o que não teria jamais coragem de fazer de cara limpa. Embora provavelmente tivesse vontade.
Estamos falando dos anônimos dedicados a infernizar o próximo, dos plagiadores, de todos aqueles que não veem que atrás do post tem um ser humano.
Eu já fui vítima de uma série de coisas online. Bullying, clonagem, plágio de posts.
Já fechei blogs por causa disso, numa época em que não queria colocar moderação nos comentários.
Hoje, não faço mais. Meus comentários são moderados e passados a pente fino, mesmo.
Não que meus leitores precisem concordar comigo. Já aprovei com prazer comentários que discordavam da minha visão. A discussão saudável fortalece.
Mas para que uma discussão seja saudável, ela deve ter caras. De todos os participantes.
Se você joga bombas sem dizer quem é, então a discussão não é saudável.
Se você clona posts alheios, receio que também não seja uma pessoa saudável.
É lamentável e deprimente que se faça isso, mas atualmente esse comportamento tem crescido cada vez mais.
Meu conselho aos que o perpetuam é simples:
Tenham na internet o comportamento que vocês tem fora dela. E se esse é o seu comportamento na vida real, tirem a máscara e deixem-nos saber quem vocês são. 

Um abraço a todos.

Protected by Copyscape Online Infringement Detector