quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Internacional da Paz - O que é paz para você?

Em 30 de novembro de 1981 - eu não era nascida, portanto - a ONU declarou 21 de setembro o Dia Internacional da Paz. Nesse dia, segundo eles, é dia de cessar-fogo e não violência em todo o mundo.

Interessante, não é? Mas isso me leva a pensar: o que é paz? Paz, numa visão estritamente simplista, seria a ausência de guerra. Mas aí pensamos. Nos países que estão em guerra, será que o mero cessar fogo por um dia constitui paz? Obviamente, não.

Paz, para mim, é muito mais que a ausência da guerra. A paz é um estado, não uma condição temporária. Paz, para mim, é o estado em que não se precisa de guerra. Em que não se vê na iminência de uma.

É meio irônico que eu, moradora de uma das cidades com maior fama de violentas do mundo, venha aqui para falar disso. Por muitos anos, vivemos em plena guerra civil. É assim que o estado do Rio de Janeiro era definido por outros países. Guerra civil. Não é pouco. E não posso discordar. Hoje, no entanto, as coisas parecem mais amenas. A instalação de Unidades de Polícia Pacificadora pareceu amenizar o problema principal. É claro que essa amenização vai criar outros problemas. Para algum lugar essas pessoas terão de ir, as pessoas que causavam a guerra nos morros e favelas "pacificados". O meu medo é para onde.

Mas hoje eu vim para falar de paz. A paz não é um ícone, algo que se coloca na parede e apenas se olha. É de nossa responsabilidade - de minha responsabilidade, de sua responsabilidade também, leitor querido - trazer a paz. Ao menos o máximo de paz que pudermos. Se eu falo de paz e brigo com meu irmão - não o de sangue, mas meu irmão humano - sou hipócrita. Se eu falo de paz e não estendo o perdão ao próximo - sou hipócrita. Se meu desejo de paz é apenas da boca para fora, de nada adianta eu dizer que quero a paz.

A paz entre as pessoas - a única a que podemos almejar, e que é responsabilidade de cada um de nós construir - só se dará quando cada um, e não todos, cada um individualmente, construir seu pedacinho de paz.

Termino o post com duas citações sobre a paz:

"Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho." - Mohandas Karamchand Gandhi, mundialmente conhecido como Mahatma (A Grande Alma em sânscrito) Gandhi.
 

Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens. - Apóstolo Paulo, Romanos 12:18

Beijos.