quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dessa vez é sobre backup

Oi, crianças!

Como vão? Bem? Espero que sim. =D
Bom, uma vez estabelecido que todos estamos bem (espero), começo a falar sobre o tema que elegi, digamos assim, para hoje.
Backup? Como assim, backup?
Bom, acho que todos já sabem (ou não) que trabalho como operadora de suporte técnico. E o que a gente mais vê trabalhando nessa posição é gente se dando mal porque não fez backup.
Além disso, vemos também blogueiros (as) se lascando porque algum delírio do Blogger fez com que todos os seus posts fossem engolidos por um buraco negro.
Então, vamos falar um pouco sobre o tema.
Primeiro de tudo, eu não sou a pessoa mais indicada do planeta pra falar nisso. Se o meu pc de casa morrer hoje, vou perder montanhas de arquivos. E vai me servir de lição.
Mas enfim, vamos falar um pouquinho sobre como fazer, já que porque fazer é - ou deveria ser - evidente.
Como pessoa preguiçosa, confesso que o "backup" do meu computador de casa se limita a fazer cópias de arquivos que eu não gostaria de perder e jogar pra locais externos (leia-se pendrive e CD).
Já o backup do blog tem caminho e jeito certo para fazer.

Segue abaixo:
Uma vez que tenha logado no seu blog, você estará no Painel.
Clique na opção Configurações.
Você estará na aba Básico.
Nela, você terá a opção Exportar Blog.
Clique em Fazer Download do Blog.

Não se preocupe em perder o seu blog. Eu fiz isso antes de indicar a vocês, só para ter certeza. Assim, se alguém perdesse o blog por isso esse alguém seria eu.
O arquivo que será gerado já vai ter a data do dia corrente, e você só precisa selecionar o local e gravar.
Apenas um detalhe: esse backup contempla apenas texto, segundo o autor do blog onde eu li essas instruções (e que adoraria lembrar qual é).
As imagens, vídeos e afins devem ser armazenadas num local onde você possa recuperá-los.
Terminando a "aula", eu me despeço na esperança de um post mais interessante para amanhã.
Beijos!

PS.: Esqueci de dar os créditos da foto do post anterior. A foto é uma cortesia da mamãe da Jay.