Oi, crianças!
Como vão? Bem?
Hoje é dia de falar sério, só um pouquinho. Ontem estava lendo uns artigos no site da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento). É um site ótimo para quem, como eu, está se preparando para atuar na área de RH. Sempre que tenho um tempinho, coloco as leituras em dia lá.
E ontem li um artigo que falava que o papel de um gestor, um líder, enfim, é dar, e não receber. Como assim? O papel do gestor não é cobrar mais e mais do seu subordinado, e sim dar mais e mais subsídios para que ele faça o trabalho que lhe é requerido.
Fiquei pensando que esse modelo provavelmente dá excelentes resultados, criando uma relação de confiança entre subordinado e gestor, e entre empregado e empresa. Mas é tão raro vermos esse modelo em ação... Não falo da empresa onde trabalho, na qual estou muito satisfeita.
Mas no geral, vemos o gestor ou chefe como aquele cara que muito cobra e pouco dá (um grande chato, geralmente, vamos confessar).
Por quê? Não sei, realmente. Talvez seja porque, infelizmente, estamos muito presos a modelos de gestão obsoletos, simplesmente porque não sabemos (e não queremos aprender a) fazer melhor.
O que vocês acham? Dividam seus insights comigo!
Beijos!
P.S.: Para visitar o site da ABTD, clique aqui.