quinta-feira, 14 de julho de 2011

Coisas que aprendi com papai

Oi, amadas!

Como vão? Bem, não é?

Bom, eu sei que o dia dos pais é só no mês que vem, mas hoje me deu vontade de falar sobre as coisas que aprendi com o meu. Então, aqui vão as lições simples, mas valiosas, que o Seu José Paulo me ensinou.

1- Seja pontual - papai sempre enfatizou a importância de cumprir horários, e isso é algo que sempre me valeu de muito.

2- Trabalhe duro, nada é fácil - outro conselho que me ajudou imensamente. Sempre que eu tenho alguma dificuldade na vida, para fazer ou conseguir algo, penso nessas palavrinhas simples.

3- Economize - nunca é demais. O hábito de economizar já me tirou de grandes enrascadas.

4- Não faça dívidas - outro conselho de ouro. Quanto mais dívidas você faz, mais estresse tem na vida. E menos grana, claro.

5- Leve seu trabalho a sério - se você está num emprego, é porque o aceitou. Então, faça tudo como se o amasse - mesmo que não ame.

6- Seja organizada - OK, meu quarto não é o lugar mais arrumado do mundo. Mas no trabalho e nos estudos, sou imensamente organizada, tanto com meus artigos quanto com dados e tarefas.

7- Estude o máximo que puder - meu pai sempre valorizou imensamente os estudos, e me passou essa mentalidade desde muito cedo na vida.

8- Confie em Deus - sempre que o desespero ameaça me pegar, ele falava e fala ainda essas palavras: minha filha, confia em Deus, tudo vai dar certo.

9- Valorize sua família - nem preciso dizer, né? Família é a base que nos sustenta.

10- Aprenda a se virar - seja em casa, para fazer coisas simples como trocar uma lâmpada, ou na vida, para me sustentar sem ser obrigada a casar, meu pai sempre me ensinou a contar comigo mesma para tudo o que eu possa fazer sozinha. Ou, alternativamente, com os meus pais e irmão para o que não possa.

11- Honre a confiança que recebe - se sua mãe, seus amigos ou seus empregadores confiam em você, honre essa confiança por ser sempre correta, basicamente era isso o que ele queria dizer.

12 - Vá ao banheiro antes de sair - OK, parece algo meio besta, sim. Mas convenhamos que é um conselho que todos nós ouvimos dos nossos pais e, se o acatamos, não nos arrependemos. 

Bom, gente, aí está. Acabei de compartilhar com vocês algumas das pérolas de sabedoria que meu pai dividiu comigo ao longo da vida.
Espero que ele ainda esteja por aqui por tempo bastante para dividir mais dessas pérolas comigo.

E vocês, o que aprenderam com os seus pais?

Beijos!

P.S.: Em breve, falarei sobre as coisas que aprendi com mamãe.